Olà meninas! Esta è a minha primeira publicaçao , espero que gostem! Esta publicaçao vai ensinar como desenhar a aquarela! Aquarela? Sim , aquarela , nao fiques com essa cara que depois de começares vais ver que è facil e alias è muito divertido! Vamos pintar este lindo quadro que mostra uma linda paisagem portuguesa, de coimbra! Vamos utilizar materiais simples e muito faceis de usar, simplificando ao maximo todo o processo.
Partimos em primeiro lugar com o esboço da paisagem.
O material necessario è: 1 caixa de aquarelas (pode ser daqueles da giotto) ,1 pincel largo e macio para a elaboração do céu e de áreas muito extensas, 1 pincel médio para e execução de traços finos e médios, 1 Pincel fino para detalhes tipo, telhados e chão, 1 copo ou uma tampa, para colocar água , 1 Lenço de papel para efectuar limpezas dos pincéis e usar como absorvente para os possíveis excesso de água principalmente no céu.
Antes de começar a pintura deves prender toda a folha usando uma fita cola sobre a base, evitando assim que no momento da aplicação o papel venha enrugar e encolher, portanto o mesmo deve se encontrar bem preso a base de madeira. Primeiro vamos colocar um pouco de água na cor azul para dissolve-la e formar um excesso de tinta que será muito útil para a pintura do céu.
É importante preparar a tinta com um certo excesso para não interromper a aplicação da mesma com o intuito de preparar mais tinta. Com um pano humido ou com o pincel (maior de preferencia) molha a parte que desejas pintar, nos iremos começar pelo ceu. Depois do papel estar completamente molhado aplique a tinta de forma espalhada centrando o excesso de tinta em uma área distante do telhando. Depois limpar o pincel e utilizar a água que se encontra embebida no papel para puxar a tinta criando um efeito degradé.
Quanto ao excesso de água e tinta tens que ir retirando com o lenço de papel utilizando-o também para criar áreas brancas que representará as nuvens.
Já está! O céu com todos seus contrastes e nuvens. Simples, não é?
Enquanto a tinta seca vamos adiantar uma outra parte, neste caso a entrada principal do prédio. Deves usar bastante água nesta 1º fase para criar uma manha aguada e suave.
Observa que há área ainda com excesso de água, não se preocupe na maioria das vezes isso acaba por criar efeitos positivos.
Vamos com o mesmo processo para a torre. Usando o azul misturado com o siena para dar um efeito sombra.
Agora apanhamos o siena natural para aplicar na parede ao lado. Distribuímos a cor siena em outras áreas.
Para fazer a grade usamos o azul queimado utilizado para a aplicação da torre. Para fazer as sombras no interior do prédio acrescentamos mais tinta e menas agua. Esse é o processo que devera ser usado na 2º fase.
Aplicar mais tinta para criar o efeito sombra da torre sobre o telhado.
Para o chão usamos também o mesmo processo usado no céu. Ou seja, embebedar bastante o papel e depois aplicar suavemente a tinta fazendo com que o papel absorva de forma automática a tinta que sobre ele é colocada.
Agora com o pincel mais fino faremos os detalhes mais específicos tipo, telhados e chão. Esse processo é muito importante para criar contraste e fazer com que a pintura fique com mais brilho.
Depois deste processo descansa um pouco a vista e dà inicio ao que chamamos de “maquiar” a pintura colocando um pouco mais de cores sobreposta para dar um colorido equilibrado a paisagem. Ok, está finalizado. Espero que tenham gostado e assimilado bem a informação, o resto é só praticar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário